segunda-feira, 9 de março de 2009

E ESTA TAL DE BIPOLARIDADE?

 
Posted by Picasa


O século XXI está sendo tratado como o século do cérebro. Explico: há um grande desenvolvimento da neurociências, com respostas e tratamentos revolucionários para o tratamento de ansiedade, depressão, impulsos, Alzheimer e em quase todas as áreas. Há hoje, conhecimento suficiente para fundamentar tecnicas terapêuticas efetivas e melhoras significativas nos mais diversos quadros neuropsiquiátricos. O avanço no conhecimento dos neurotransmissores, serotonina, dopamina, nor-adrenalina e suas implicações na gênese dos transtornos têm ajudado muitos pacientes. Também por este avanço cientifico e certificado, algumas tecnicas de psicoterapia e as inumeráveis tecnicas de auto-ajuda tem sido muito questionadas e quase que invalidadas. Aliás, Freud que muitos ainda acham a unica coisa que funciona e explica, abandonou a hipnose por achar que esta tecnica sugestionava o paciente, o que hoje também é controverso. Mas a propria psicanálise tem sido pouco utilizada devido a sua baixa eficiencia, alto custo sendo interminável e sugestinável por sua insistência na neurose de transferência, onde tudo gira em torno do analista e as projeções do paciente sobre sua figura.

Atualmente utiliza-se a psicoterapia cognitivo comportamental aliada a psicofarmacologia. Instrui-se o paciente sobre o quadro que ele apresenta. Acredita-se que ao suprir alterações quimicas, acompanhadas de conhecimento da patologia por parte do paciente, como numa verdadeira relação paciente e coach, o resultado será muito bom.

Voltarei a falar sobre isso, mas quero ainda comentar dois erros muito comuns nos diagnosticos destes transtornos. O primeiro é sobre a bipolaridade. Há exagero em considerar alterações comuns de humor, muito incidentes e sempre existentes como bipolaridade, O Transtorno do Humor Bipolar é doença não tão comum, grave e incapacitante com alterações muito grandes entre euforia - perda do juízo critico pela aceleração do pensamento e grande exposição social - e depressão, - grande tristeza, desvalia, culpa, idéias de suicídio e outros sintomas graves e incapacitantes. Portanto nada a ver com petis ou chiliques que são diagnosticados como bipolaridade. Outra questão é fazer diagnostico de depressão ou transtorno bipolar pela ausência de litio no sangue, cabelo e outras maluquices. O Carbonato de litio é um medicamento utilizado para a prevenção de crises de oscilação de humor, um modulador do humor, e inexiste no liquido extracelular. Então qualquer resultado sempre será zero quando a pessoa não estiver sobre terapêutica de litio. E olha que muitos medicos, especialistas ou não, tem este falso conhecimento e o aplicam aos pacientes que certamente acreditam e posteriormente ficam confusos e intoxicados.

Como escrevi anteriormente, o ser humano é muito importante e sensível para não ser tratado com o mais atual e menos ignorante.

carlos gomes ritter

3 comentários:

  1. Oi Carlos,
    Adorei. Esta é a bola da vez. Agora tudo é tratado como bipolaridade. Me pergunto se é desconhecimento, ignorância, necessidade de rotular (ah a insegurança no lidar com o desconhecido ou novo...!)ou algum tipo de manobra com fins obscuros de pesquisa (a serviço de quem?).
    Parabéns, acho muito interessante este tipo de esclarecimento/questionamento.
    Afinal, quem nunca teve seus altos e baixos nesta vida atribulada, nestes tempos de mudanças bruscas de cenários?
    Abraço
    Andréa

    ResponderExcluir
  2. Carlos,

    Antes de ontem minha mãe comentou sobre o marido de uma amiga que tem um blog lindo, enviou-me por e-mail seu endereço. Deixei no escritório.
    Agora, visitando quem "passeou" pelo "Eucaliptos na Janela" (meu blog) vim parar aqui... e reconheci imediatamente !!!

    Quantas surpresas boas neste mundo virtual !!!
    Já virei sua seguidora, bem ao lado de minha mãe !!!

    Adorei suas postagens e esta em especial sobre a bipolaridade é muito interessante !!!

    Salve, salve !!!

    Parabéns !

    Um beijo,

    Solange

    http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi achei muito interessante teus posts... também sou de Caxias, visite meu blog..
    abraços

    ResponderExcluir