domingo, 8 de março de 2009

MULHERES, AH! ESTAS MULHERES

Posted by Picasa

MULHER

Não gosto da idéia de cotas para minorias. Este resgate histórico de prejuízos a determinada camada social acaba sempre por ser discriminatória. Dia da consciência negra. Dia da mulher. Dia da consciência gay e assim por diante. Tendo-se que chamar atenção sobre isso ainda não corrigimos a raiz, o embrião do problema. De que adianta ter um dia para o negro se a maioria da população fica enraivecida se abrimos um percentual de vagas no ensino superior? Não estaríamos criando mais discriminação ainda? Não podemos esquecer que após a entrada na universidade, temos ainda o curso pela frente, os estudos avançados e por fim o tão temido mercado de trabalho.

Assim como o negro, a mulher sem dúvida foi muito discriminada. Ainda recebe menos que o homem, tem sua jornada de trabalho acrescida da maternidade e outros compromissos e é alvo constante de termos pejorativos, como loira burra, é mulher na direção por isso o transito confuso e assim por diante. Não questiono a lei Maria da Penha, marco de um golpe importante no machismo reinante e absolutamente necessário, pois a cultura, o abastamento financeiro infelizmente é ainda para poucas.

Mas a mulher não precisaria de um dia para comemorar sua feminilidade. Ela não carece de tal impulso. A mulher se basta, se domina, não precisa do homem ou de ninguém. Aliás, as conquistas das mulheres a galgaram a plano superior. Ela invadiu o mercado de trabalho com eficiência e persistência. Ela perfilou-se a policiais e militares com a mesma capacidade física e mental que os homens, mas com o tempero da sensibilidade e respeito. Ela invadiu áreas masculinas, como advocacia, medicina e engenharia sem deixar a desejar, pelo contrário, acrescentando coisas desconhecidas dos homens.

E a beleza. E o flutuar de seu caminhar. A sagacidade de suas idéias sempre equilibradas com a emoção. Seu olhar... puxa, para que dia da mulher?

O homem, com esta evolução da mulher, ficou órfão. Ainda por cima ele tem vergonha de ganhar menos que a mulher ou de ter posição hierarquicamente inferior no trabalho. Inclusive criaram-se novas definições para o homem: metrossexual é uma delas.

Para que? Porque não criamos outras definições para as mulheres? Supergente seria uma delas, pois trabalhar, cuidar de filhos, da casa, vida social, só sendo uma super qualquer coisa. Além de ter que ficar muito sexy para seu homem, disposta e criativa.

Então, se precisamos de datas para homenagear, sugiro o dia do homem, ele hoje precisa mais de flores do que as mulheres.

A mulher é obra completa. Mas... mesmo com tudo que escrevi, parabéns as mulheres.

Carlos Ritter

Um comentário:

  1. Amigo, Carlos:
    aqui estamos e prontos para um Mundo diferente mas com um outro alcance.
    Felicidades pra si e pró "desvendandogaratuja" na certeza que ele vai ter um sinal de "muita qualidade e seriedade" nos assuntos abordados.
    Abração.

    ResponderExcluir