sexta-feira, 6 de março de 2009

JULIA E MIMA








Julia tem quatro anos. Está sozinha em seu quarto de brinquedos. Os pais estão na sala, ele lendo jornal e ela vendo televisão. Esta é a família Lemos. De canto de olho Amanda, a mãe cuida de Julia. Consegue vê-la, pois não há porta no quarto da fantasia, nome dado por Fred ao quarto de brinquedos. A visão é ampla, segura e permite a menina brincar a vontade sem o zelo neurótico dos pais. Julia é uma criança tranqüila, dorme toda à noite e se alimenta muito bem, gostando de tudo o que é colocado no seu pratinho colorido. Não é gordinha, pois tem um alarme interno que a avisa quando não tem mais fome. Já são oito horas e Amanda sabe que daqui a meia hora, Julia coçará os olhos azuis e pedirá colo, uma historinha e caminha. É sempre assim. Nove horas ela e Fred podem usar o tempo como quiserem, com ou sem emoção como dizem os bugueiros de Natal. Comenta uma ou duas coisas com Fred, riem, fazem alguns planos, falam sobre Julia e lá vem a menina, coçando os olhos azuis. Colo, historinha contada pelos pais. Hoje a história de porque o mar é salgado, aquela do moinho de desejos... E braços de Morfeu. Mais um dia termina, sem atropelos, com os Lemos felizes.

Um pouco antes. Mais ou menos oito horas.
Julia olha para Mima e pergunta se ela gosta de chá. Mima responde que sim, aquele bem docinho, de cor de morango. Julia serve e toma o chá quentinho. Pergunta porque Mima não toma o seu chá e ela responde que vai tomar mais tarde.
Julia pede para Mima cuidar da Helena, que fizera xixi. Mima diz que já vai trocar.
Julia pensa que é muito feliz. Tivera muita sorte em conhecer Mima. Ela era muito querida, bonita e gostava muito de brincar de tudo o que Julia quisesse. Mima era bem diferente da Vitória, sua amiga da escolinha, que só queria brincar daquilo que ela não queria e vivia roubando os seus brinquedos. Já levara dois tapas de Vitória. Mima nunca lhe batera, ao contrário, só dava beijos e afagos gostosos.
Agora estava com sono e pediu para Mima ir indo para o quarto que ela ia pedir para o pai levá-la para cama. Ela poderia ouvir a história que eles contariam.
Julia escovou os dentinhos, Mima já havia escovado os seus com a escova de palhaço e pasta de morango, uma delícia chata como Mima dizia.
A mãe lhe colocou na cama, ao lado de Mima que já estava aguardando ansiosa a história da noite. Dois beijos seguiram a história, e a meia luz Julia e Mima dormiram o sono dos inocentes.

Carlos Gomes Ritter

Um comentário:

  1. Obrigada pela sua opinião Carlos! Volte sempre...fico feliz por ter gostado do Jardim!Bjs e bom trabalho...

    ResponderExcluir